domingo, 21 de julho de 2013

EU QUERO SER ARQUEÓLOGO! E DAÍ? PARTE I

Ilustração Iris Machado                                                             


EU QUERO SER ARQUEÓLOGO! E DAÍ?

Olá Galera do PARA ARKEÓLOGOS,

Estou escrevendo pois sei que há muita gente que se questiona. Eu quero ser arqueólogo, mas como eu faço?
Bom há duas vias pelas quais uma pessoa normalmente se torna arqueólogo (ao menos aqui no Brasil) elas são:

A tradicional no qual a pessoa faz uma graduação (qualquer área) e depois um mestrado, ou se já for pós-graduado, um doutorado na área. Normalmente contemplando a área da qual o estudante vem. Tipo se a pessoa vem da geografia normalmente ela vai para Geoarqueologia e assim por diante. A partir desse ponto ela ganha uma especialidade dentro da Arqueologia (Bioarqueologia, Arqueologia Histórica etc.) e com o tempo, experiência e minicursos ela vai aprendendo o ofício básico de outras áreas da Arqueologia.
Darei um exemplo:
Um pós-graduado em Arqueologia Histórica ao sair em campo normalmente precisa em sua equipe um pós-graduado em Arqueologia Pré-Histórica para que, caso seja uma área promissora em vestígios pré-históricos e encontra líticos e cerâmica, estas possam ser devidamente analisadas e coletadas, caso sejam necessários. Por que isso acontece? Porque ele(a) tem pouco ou as vezes nenhuma experiência no assunto. Claro que como já havia dito antes este quadro pode e normalmente é revertido. Só que não através do programa de estudos ao qual ele escolheu e que é específico a área dele(a).

Por outro lado há a graduação em Arqueologia, que é nova e, procura se firmar ante a acadêmia e mercado de trabalho. Normalmente na graduação se tem uma visão ampla sobre o que é Arqueologia e suas diversas facetas, cursando diversas disciplinas das várias áreas da Arqueologia com especialistas de cada área. Por exemplo aqui em Sergipe cursamos 6 de pré-história, 3 de bioarqueologia, 1 de ambiente aquáticos, 3 referentes a histórica 2 cadeiras de prática de campo e outras de laboratório, uma preparatória para campo, sem contar as disciplinas extras referentes a expansão de um conhecimento específico que o aluno queira (optativas e eletivas), além de Antropologia, Geologia e Paleoclima, Geoarqueologia e outras que provavelmente estou esquecendo num curso que dura 4 anos sem contar as diversas oportunidades de estágio. Então a ideia é formar um profissional que esteja preparado para o mercado ou para a acadêmia com um amplo conhecimento na área.

Os cursos têm em média 10 anos de existência e muita coisa ainda precisa ser repensada e vista, mas é inegável que o aluno sai com uma visão ampla sobre o que é Arqueologia. Esse profissional normalmente tem ideia de como proceder com as diversas situações que se apresentam em campo não só aquelas ao qual se especializaram.

Claro que, com a graduação várias discussões surgiram sobre sua função, e divergências apareceram chegando ao ponto onde há os que a defendem aos que são contra, por diversos motivos que vão de uma demanda de mercado, a dúvidas sobre qual o papel da Arqueologia e como a graduação se encaixaria nesse cenário, mas cada vez mais arqueólogos da graduação ganham mais espaço mesmo tendo que passar por certos obstáculos que vão de comentários infelizes até mesmo a diferença de salário entre grupos (grupos lê-se arqueólogos da graduação e arqueólogos não graduados e com pós na área) que são profissionais da mesma área
Isso também não impede de você fazer graduação em Arqueologia mesmo tendo outra formação. O que não apoiamos é que alguém trabalhe em Arqueologia sem uma formação adequada. Achando que por quê cursou uma disciplina de Arqueologia em algum curso de humanas e participou de uma escavação o torna arqueólogo. Isso no passado era necessário, mas os tempos são outros e as demandas mudaram temos que acompanhar tais mudanças. Patrimônio, aquilo com o qual o arqueólogo defende e estuda, é algo que não pode ser tratado de qualquer forma, é necessário muito estudo e cuidado, pois as futuras gerações só terão acesso a essas se o profissional que lida com isso souber da importância e como trabalhar com a mesma.

Bom! Você quer ser arqueólogo? E daí?... E daí, mãos a obra! Abaixo segue uma lista com os cursos de graduação em Arqueologia no Brasil.

Ah e Arqueologia ou a profissão tem pouco haver com os filmes isso é só ficção, mas nós nos divertimos com eles também!

Graduação :

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Iranduba – AM
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife – PE
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Porto Velho – RO
Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Laranjeiras – SE
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina – PI
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande – RS
Universidade Federal do Vale do São Franscisco (Univasf) – São Raimundo Nonato – PI
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG) – Goiânia – GO
Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – SP (Previsto para 2015)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro – RJ



Prestem atenção, pois virão algumas entrevistas com pessoas que estão trabalhando como arqueólogo para que você entenda o mercado de trabalho e a posição do arqueólogo como profissional e suas relações com seus colegas das diferentes áreas das quais chegaram a Arqueologia.

Também entenderemos como anda certos processos e dificuldades para legitimar Arqueologia em âmbito acadêmico na graduação e como os estudantes estão se organizando a nível nacional.

Comentários. Curtiu. Divulgue e nos ajude a manter o nosso trabalho.

Saudações Equipe Para Arkeologos.

2 comentários:

  1. Olá. Tem uma pergunta no final. Fiquei muito feliz de ter encontrado o blog. Assim como a profissão, é difícil achar um que fale somente sobre o assunto. Enfim. Pretendo cursar história na UFRGS ano que vem pelo fato de gostar de historia e me interessar também por arqueologia. O curso tem duração de quatro anos, sendo que o último ano do curso é oferecido "especialização" em arqueologia, dentre outras áreas. Posso trabalhar como arqueólogo em escavações com essa formação?

    ResponderExcluir
  2. Olá Alisson,
    Primeiramente agradeço o comentário. Nós estamos aqui para isso mesmo. Quanto a sua pergunta a resposta é sim. Você pode trabalhar com Arqueologia seja como um consultor ou pesquisador de História que muitas vezes nas Arqueologia é necessário como técnico em Arqueologia e se passar 5 anos cumprindo o ofício de Arqueólogo ou mesmo técnico em Arqueologia você se torna Arqueólogo. Haja visto que Arqueologia não é uma profissão regulamentada. Todavia recomendo que se você despertar interesse em trabalhar de fato como Arqueólogo faça a graduação ou algum curso de pós Stricto Sensu. Espero que tenha respondido, mas se você ainda tiver qualquer outra ou mais dúvidas pode continuar perguntando e teremos o maior prazer de responder.

    Att.,
    Thobias do Para Arkeólogos

    ResponderExcluir